O Brasil é talvez o país que os inventou, e é por isso que, como em todas as questões relativas à criatividade e liberdade dos laterais, o Brasil continua sendo a grande academia do futebol mundial. Ali, apesar da penetração das ideias e da organização europeia, o ataque aos laterais mantém a essência herdada do passado, fazendo assim parte da identidade de todos os times.
Imaginemos ser uma equipe brasileira da Série A ou da Série B que precisa saber até onde vão seus laterais, até onde vão e com que frequência. Para isso, o Driblab tem duas métricas muito precisas que medem quantas vezes, com e sem a bola, um jogador pisa nos últimos 35 metros do campo (Progressão Profunda no terceiro final) e os últimos 21 metros do campo (Progressão Profunda).
Esta diferenciação é mais importante do que parece, pois separa situações estáticas e de construção (últimos 35 metros) de outras em que o lateral costuma mudar de ritmo e recebe perto da linha de fundo para cruzar para a caixa e/ou gerar chances de gol (últimos 21 metros). Se um lateral aparece com números muito bons nestas duas métricas, e especialmente em Progressão Profunda (últimos 21 metros), ele indicará sua frequência de ataque e importância dentro do ataque da equipe.
Em termos do Brasileiro 2022, os laterais Atlético Mineiro e Fortaleza são os mais ofensivos do campeonato, sendo o Juninho Capixaba de Fortaleza o lateral que atinge os últimos 21 metros do campo o maior número de vezes por 90 minutos, com 7,3 vezes. Por outro lado, o Egidio de Coritiba é o lateral que mais frequentemente chega aos últimos 35 metros, com quase 30 vezes a cada 90 minutos.
Quando se trata da Série B do Brasil, encontramos muitos laterais profundos, sendo o par do Brusque FC o mais ofensivo em todo o campeonato. O Luquinha de Alagoano é o lateral da Série B que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 21 metros do campo, e também aquele que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 35 metros do campo, com mais de 31 vezes, seguido de perto por Rafael Santos do Cruzeiro.
Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.