Os laterais mais profundos do futebol brasileiro (Portuguese)

Utilizámos duas métricas de profundidade para os laterais para encontrar os laterais mais ofensivos no Brasileirao e na Serie B no Brasil.

O Brasil é talvez o país que os inventou, e é por isso que, como em todas as questões relativas à criatividade e liberdade dos laterais, o Brasil continua sendo a grande academia do futebol mundial. Ali, apesar da penetração das ideias e da organização europeia, o ataque aos laterais mantém a essência herdada do passado, fazendo assim parte da identidade de todos os times.

Imaginemos ser uma equipe brasileira da Série A ou da Série B que precisa saber até onde vão seus laterais, até onde vão e com que frequência. Para isso, o Driblab tem duas métricas muito precisas que medem quantas vezes, com e sem a bola, um jogador pisa nos últimos 35 metros do campo (Progressão Profunda no terceiro final) e os últimos 21 metros do campo (Progressão Profunda).

Esta diferenciação é mais importante do que parece, pois separa situações estáticas e de construção (últimos 35 metros) de outras em que o lateral costuma mudar de ritmo e recebe perto da linha de fundo para cruzar para a caixa e/ou gerar chances de gol (últimos 21 metros). Se um lateral aparece com números muito bons nestas duas métricas, e especialmente em Progressão Profunda (últimos 21 metros), ele indicará sua frequência de ataque e importância dentro do ataque da equipe.

Em termos do Brasileiro 2022, os laterais Atlético Mineiro e Fortaleza são os mais ofensivos do campeonato, sendo o Juninho Capixaba de Fortaleza o lateral que atinge os últimos 21 metros do campo o maior número de vezes por 90 minutos, com 7,3 vezes. Por outro lado, o Egidio de Coritiba é o lateral que mais frequentemente chega aos últimos 35 metros, com quase 30 vezes a cada 90 minutos.

Quando se trata da Série B do Brasil, encontramos muitos laterais profundos, sendo o par do Brusque FC o mais ofensivo em todo o campeonato. O Luquinha de Alagoano é o lateral da Série B que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 21 metros do campo, e também aquele que mais frequentemente alcança ou toca a bola nos últimos 35 metros do campo, com mais de 31 vezes, seguido de perto por Rafael Santos do Cruzeiro.

Somos Driblab, uma consultoria especializada em análise estatística de jogadores e equipes; nosso trabalho se concentra em assessorar e minimizar os riscos nas tomadas de decisões no futebol profissional em áreas relacionadas à detecção de talentos e avaliação de perfil. Nossa base de dados contém mais de 200.000 jogadores de mais de 180 competições, com abrangência de informações de equipes de todo o mundo. Aqui você pode conhecer mais sobre como trabalhamos e o que oferecemos.

Melde dich noch heute für unseren Newsletter an

Wir veröffentlichen jede Woche einen Newsletter mit verschiedenen Analysen, neuen Kennzahlen, neuen Talenten und statistischen Berichten.

STARTE JETZT

Kontaktieren Sie uns, fordern Sie eine Demo an und seien Sie Ihren Mitbewerbern einen Schritt voraus